CURSO DE FORMAÇÃO: Ambiente e Sustentabilidade

Formação acreditada no âmbito da Formação Contínua de Professores

Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-114083/22

Regime de Frequência : b-learning

Duração: 25 horas

Destinatários: Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira.

Formadores (1): Isabel Brás, Sérgio Lopes, Maria Elisabete Silva, Pedro Baila Antunes, Luís Teixeira de Lemos, Luís Simões, Luísa Paula Valente, Paulo Pinho, Francisco Ferreira, Vera Homem, Nuno Ratola Neto

(1) currículo formadores

ENQUADRAMENTO

O curso de formação “Ambiente e Sustentabilidade” pretende dotar os formandos de conhecimentos na área da interação das atividades económicas com o ambiente, identificando os fatores de risco e os impactes ambientais, focando-se nos temas mais prementes da atualidade. Pretende-se que os formandos adquiram conhecimentos sobre as estratégias nacionais para alcançar as metas europeias de uma economia circular neutra em carbono em 2050. Pretende-se que os formandos consolidem a ideia de que qualificar eficazmente o ambiente decorre de uma perspetiva integrada que envolve a ação em vários domínios específicos, como as boas práticas na gestão da energia, da água e dos resíduos. Assim, será possível que cada um seja um agente de formação e sensibilização ambiental nas respetivas comunidades escolares, e motores de mudança para que os objetivos da neutralidade carbónica e da economia circular sejam atingidos.

OBJETIVOS
  • Compreender as ameaças e os riscos sistémicos associados às mudanças climáticas e ao aumento da poluição, focando a evolução da vida na Terra e as extinções em massa;
  • Compreender a política de crescimento da União Europeia, com o objetivo de construir uma economia circular, sustentável e neutra em carbono em 2050;
  • Identificar e compreender os desafios da sustentabilidade ambiental, especialmente os fatores que determinam o risco, e os impactes associados às atividades humanas, sobretudo ao nível do sector da energia, da água, dos resíduos e da qualidade do ar;
  • Compreender os métodos analíticos para a determinação de poluentes no meio ambiente;
  • Reconhecer as diversas estratégias que podem ser adotadas para minimizar os impactes das atividades humanas, ao nível da gestão da energia, da água, dos resíduos, e da qualidade do ar;
  •  Identificar as aplicações e potenciais riscos dos nanomateriais no desenvolvimento de novas tecnologias e produtos com vista à sustentabilidade ambiental.
METODOLOGIA DA AÇÃO DE FORMAÇÃO

A ação de formação terá 8 sessões com 3 horas cada, exceto a sessão de apresentação. A 1.ª parte, de carácter geral, aborda a evolução das dinâmicas dos sistemas terrestres e a questão dos incêndios permitindo aprofundar conhecimentos sobre as alterações climáticas. A 2.ª parte, de carácter mais específico, será orientada para os sectores da energia, água, resíduos e qualidade do ar, abordando os impactes ambientais e as estratégias para os minimizar, cumprindo as metas definidas. Na 3.ª parte serão abordados os sistemas de monitorização de qualidade ambiental e os respetivos métodos analíticos. Por último será desenvolvido o tema da Nanotecnologia. 

AVALIAÇÃO

A avaliação traduz-se numa classificação final quantitativa, numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com o artigo 4.º do Decreto-Lei nº15/2007 de 19 de janeiro, e com a carta circular 3/2007 do CCPFC.

Aspetos a considerar em cada item na avaliação dos formandos:

  • Frequência e participação nas diferentes sessões (20%) – o formando deve ter as presenças necessárias (2/3 do total de horas) para ter a creditação máxima neste item. Também é considerada a pontualidade.
  • Reflexão crítica individual de cada uma das 8 sessões (50%) – média aritmética dos relatórios das 8 sessões.
  • Relatório de reflexão individual final (30%) – o relatório deve englobar uma análise global das diversas temáticas abordadas ao longo da ação de formação, explicitando uma reflexão crítica de como esses temas podem ser aplicados nas suas atividades em sala de aula e com os seus alunos.
PROGRAMA
30 abril 2022
HoraTemaFormador/DinamizadorLocal
09h00-10h00Boas Vindas
Apresentação da ação de formação
Isabel Brás, Elisabete Silva
Joaquim Messias
Anfiteatro 1
ESTGV
10h00-13h00Incêndios Florestais:
Uma ameaça à sustentabilidade ambiental
Sérgio LopesAnfiteatro 1
ESTGV
14 maio 2022
HoraTemaFormador/DinamizadorLocal
09h30-12h30Energia, do presente ao futuro:
Ultrapassar mitos, enfrentar desafios
Luís Teixeira de Lemos
Sérgio Lopes
Online
14h30-17h30O desafio de ZERO RESÍDUOSElisabete Silva
Isabel Brás
Online
21 maio 2022
HoraTemaFormador/DinamizadorLocal
09h30-12h30Gestão sustentável da água:
Do Individual ao Global
Pedro Baila AntunesETAR Viseu-Sul
Auditório
14h30-17h30O Planeta Terra dominado pelo Homo Sapiens:
Ameaças à sua sustentabilidade
Luís Simões
Pedro Baila Antunes
Museu Quartzo
Auditório
4 junho 2022
HoraTemaFormador/DinamizadorLocal
09h30-12h30Nanotecnologias ambientaisLuísa Paula ValenteOnline
14h30-17h30Sistemas de monitorização de qualidade ambientalIsabel Brás, Vera Homem
Nuno Ratola Neto
Online
25 junho 2022
HoraTemaFormador/DinamizadorLocal
09h30-12h15Qualidade do ar e saúdePaulo Pinho
Francisco Ferreira
Online
12h15-12h30EncerramentoIsabel Brás, Joaquim MessiasOnline