Mestrado em Tecnologias Ambientais

Apresentação de curso

Código do Curso 6251
Departamento Ambiente
Grau Mestre
Duração 2 anos
Regime Diurno
Destinatários
Titulares do grau de licenciatura;
Titulares de um grau académico superior estrangeiro;
Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional reconhecido;
Diretor do Curso Paulo Gabriel Fernandes de Pinho
Contactos G.17Ι 232 480 626 Ι ppaulo@estgv.ipv.pt
Edital Edital - 2018/2020

O curso de Mestrado Profissionalizante em Tecnologias Ambientais tem como objetivo a formação de profissionais especializados com competência para analisar situações e diagnosticar problemas ambientais bem como para decidir de forma criteriosa quais as soluções e medidas mais adequadas, conjugando aspetos técnicos e económicos, na perspetiva da sustentabilidade ambiental. O diplomado com o mestrado profissionalizante em Tecnologias Ambientais poderá exercer funções técnicas de nível médio ou superior em organizações do sector público ou privado nomeadamente em empresas de consultadoria ambiental e de serviços, autoridades locais, agências governamentais e em laboratórios do estado, indústria e ensino.

No Plano de Estudos, as unidades curriculares agrupam-se estruturalmente segundo três grupos distintos: Ambiente e Energia, Ciências da Terra e Gestão. O grupo de Ambiente e Energia é o mais importante do plano de estudos, constituindo o seu núcleo central. O primeiro ano do curso de Mestrado contempla um conjunto de unidades curriculares de carácter eminentemente técnico no domínio de várias tecnologias ambientais que permite adquirir, aprofundar ou complementar conhecimentos orientados para o exercício especializado de uma atividade profissional. O segundo ano, além de 2 unidades curriculares trimestrais e de Seminário, centra-se essencialmente no culminar da formação que, com a duração de 3 trimestres letivos pode revestir a forma de trabalho de projeto, estágio de carácter profissional e ainda em determinados casos, de uma dissertação decorrente de um trabalho de investigação aplicada, no qual o estudante deve demonstrar a capacidade para aplicar adequadamente as competências técnicas adquiridas durante o curso. Na respetiva concretização, embora se deixem em aberto as diversas possibilidades que a legislação consagra, de acordo com os objetivos da formação proposta, o estudante deve desejavelmente realizar um estágio de carácter profissional ou um projeto original.

Saídas profissionais

O diplomado com o mestrado profissionalizante em Tecnologias Ambientais poderá exercer funções técnicas de nível médio ou superior em organizações do sector público ou privado nomeadamente em empresas de consultadoria ambiental e de serviços, autoridades locais, agências governamentais e em laboratórios do estado, indústria e ensino.

Acesso e ingresso

Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:

  1. a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  2. b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  3. c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da ESTGV.
  4. d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da ESTGV.

A candidatura a um curso de mestrado é feita pelos interessados, mediante preenchimento de impresso próprio nos prazos definidos no edital específico de cada curso. No edital constarão, entre outros elementos, os requisitos a que devem obedecer os candidatos para o curso em causa.

Plano Curricular

    
1.º ANO - 1.º Semestre1.º ANO - 2.º Semestre
Unidade CurricularECTSUnidade CurricularECTS
Análise de Dados e Modelação em Ambiente

6,0

Avaliação de Impacte Ambiental

6,0

Ecotoxicologia e Saúde Pública

6,0

Planeamento Ambiental

6,0

Nanotecnologias Ambientais

6,0

Sustentabilidade Energética

6,0

Preservação e Recuperação de Solos

6,0

Técnicas de Avaliação da Qualidade do Ar

6,0

Riscos Naturais e Tecnológicos

6,0

Técnicas de Tratamento de Águas

6,0

Valorização de Resíduos e Ecomateriais

6,0

--
2.º ANO - 1.º Semestre (1.º Trimestre) 2.º ANO - 2.º Trimestre/2.º Semestre
Unidade CurricularECTSUnidade CurricularECTS
Empreendedorismo e Inovação

3,0

Dissertação/Projeto/Estágio

45,0

Gestão de Projetos

3,0

--
Seminário

9,0

--

Estágios e parcerias

Para a realização estágios curriculares do curso de Mestrado, de estágios de verão e formação em contexto de trabalho o DAmb tem assinado dezenas de protocolos com empresas e instituições públicas. Na sequência do estágio curricular, uma percentagem muito significativa dos diplomados entra no mercado de trabalho na respetiva empresa.

Teses de Mestrado e Relatórios de Estágio

As Teses de Mestrado e os Relatórios de Estágio encontram-se disponíveis em formato digital no Repositório do IPV (http://repositorio.ipv.pt/)

 Director do Curso

Paulo Gabriel Fernandes de Pinho

G.17 Ι 232 480 626 Ι ppaulo@estgv.ipv.pt

Secretariado do Curso

Nuno Miguel dos Santos Fernandes Rodrigues

Departamento Ι 232 480 506 Ι miguel@estgv.ipv.pt


 

English EN Portuguese PT Spanish ES