International Relations

O Departamento de Engenharia Eletrotécnica (DEE), através dos mais diversos programas de mobilidade, proporciona aos alunos, docentes e não docentes uma experiência internacional que enriquecerá o seu currículo académico e científico, bem como, a sua experiência profissional. Para tal, DEE conta com diversos acordos bilaterais com instituições de ensino superior internacionais nos mais diversos países.


Incoming Students

Students in mobility (ERASMUS+ or other similar program) can attend to any subject of the DEE (or other department) courses that are taught in Portuguese language. In this way, each student can plan his own winter/spring semester or an annual stay.

The list of courses and their curricula can be found in the following links:

Electrical Engineering (Bachelor)

Electrical Engineering – Energy and Industrial Automation (Master)

In order to apply or to get more information, please contact the International Relations of Polytechnic Institute of Viseu.

For additional information please contact Professor Daniel Albuquerque (dfa[at]estgv.ipv.pt).


Outcoming Students

O Departamento de Engenharia Eletrotécnica apoia os seus alunos que desejem enriquecer a sua experiência académica, cultural e pessoal participando num dos seguintes programas internacionais de mobilidade:  

  • Períodos de estudo em instituições de ensino superior europeias, com as quais existam protocolos de cooperação. Estes períodos podem ter a duração de 3 a 12 meses;
  • Um estágio, de 2 a 12 meses, numa instituição de ensino superior europeia ou numa empresa/organização do espaço europeu;
  • Um período combinado de estudos e estágio, durante o mesmo ano letivo de 3 a 12 meses.

De salientar que estas experiências são financeiramente apoiadas (atribuição de bolsas de viagem e subsistência) no âmbito do Programa Erasmus+.

Os alunos do DEE elegíveis para mobilidade são:

  • Alunos da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica (a partir do 2.º ano).
  • Alunos de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica – Automação e Energia.

Existem vários programas, em vários países! Podem encontrar mais informações no site dedicado às Relações Internacionais do IPV.

Podem consultar a lista das instituições parceiras do DEE no seguinte documento.

Para mais informações os interessados deverão contactar o professor Daniel Albuquerque (dfa[at]estgv.ipv.pt).


Docentes e não docentes

O Departamento de Engenharia Eletrotécnica apoia os docentes e não docentes que desejem integrar a mobilidade internacional. Os docentes poderão optar por Missões de Ensino (com a duração mínima de 2 dias e 8 horas de ensino) ou Formações (com a duração mínima de 2 dias de trabalho) e os não docentes por Períodos de Formação profissional de carácter prático (com uma duração de uma semana, sendo que o período mínimo são 2 dias de trabalho).

De salientar que estas experiências são financeiramente apoiadas (atribuição de bolsas de viagem e subsistência) no âmbito do Programa Erasmus+.

Consulte o site das Relações Externas do IPV para mais informações.