A inscrição e frequência de unidades curriculares isoladas pode ser efetuada quer por estudantes inscritos num curso de ensino superior quer por outros interessados desde que maiores de 16 anos e portadores de um currículo relevante na área da unidade curricular isolada a que se candidata. Todas as unidades curriculares pressupõem conhecimentos e competências prévias, o que deverá ser tomado em consideração pelos candidatos.
Os interessados podem candidatar-se à frequência de unidades curriculares isoladas lecionadas em cursos de Especialização Tecnológica, Técnico Superior Profissional, Licenciatura, Pós‑graduação e Mestrado.
A candidatura é feita pelos interessados, mediante preenchimento de impresso próprio nos prazos definidos no edital (ver zona das Candidaturas a disciplinas isoladas).
Observação: A candidatura à frequência de algumas unidades curriculares isoladas poderá estar condicionada pela verificação de determinados requisitos. Para mais informações terá de contactar os Serviços Académicos da ESTGV. Terá ainda de ser confirmado, junto dos mesmos, o início de funcionamento de cada unidade curricular pretendida.