Gestão Comercial e Vendas

CódigoT002
DepartamentoGestão
GrauDiploma de Técnico Superior Profissional
Duração4 Semestres
RegimeDiurno
Diretora de CursoNanja Kroon
Secretariado do CursoSala de Docentes 5
Telefone: +351 232 480 597 | Email: dgest@estgv.ipv.pt
Plano CurricularCTeSP Gestão Comercial e Vendas | Documento PDF

Apresentação do Curso

O Técnico de Comércio e Vendas é um profissional qualificado que de forma autónoma, ou integrado numa equipa de trabalho, está apto a  planear, organizar e gerir  a venda de produtos e/ou serviços, de forma a propiciar um melhor desempenho da empresa, procurando atingir a satisfação e a fidelização dos clientes.

Acesso e Ingresso

1. Podem candidatar-se ao acesso de um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) da ESTGV:

a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março.

2. Podem ainda candidatar-se ao acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais os estudantes que, tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, e não tendo concluído o curso de ensino secundário, sejam considerados aptos através de prova de avaliação de capacidade a realizar pela instituição de ensino superior.

3. Podem igualmente candidatar-se ao acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.

Acesso a licenciaturas

Os alunos com aprovação em todas as componentes de formação do CTeSP, passarão a ser titulares de um Diploma de Técnico Superior Profissional de Gestão Comercial e Vendas, podendo candidatar‐se diretamente, através de um concurso especial, ao curso de Licenciatura em Marketing da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) ou ao curso de Licenciatura em Gestão e Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL).

No âmbito do prosseguimento de estudos um conjunto alargado de unidades curriculares realizadas no CTeSP serão creditadas nos cursos de licenciatura referidos anteriormente.

Atividades Principais

- Desenvolver, organizar e dinamizar os espaços de vendas;
- Elaborar  relatórios sobre atividades comerciais;
- Realizar a prospeção de mercado, recorrendo a diversas fontes de informação;
- Negociar produtos ou serviços e aplicar técnicas de vendas;
- Gerir clientes, identificando  as suas necessidades  de forma a  propor o produto adequado;
- Avaliar os produtos  da empresa, caraterizar o tipo de clientes, recolher informação sobre a concorrência e o mercado e propor melhorias de forma a satisfazer e fidelizar os clientes;
- Organizar e gerir a força de vendas, definindo objetivos, a  estrutura e a sua  dimensão;
- Desenvolver  e implementar  uma estratégia de comércio eletrónico;
- Gerir a receção e o tratamento de reclamações considerando a importância estratégica do serviço pós-venda;
- Desenvolver a  politica de marketing e vendas e acompanhar  a sua aplicação;
- Gerir os canais de distribuição e os métodos de armazenamento  apropriados aos diferentes clientes.

Formação em Contexto de Trabalho

A componente de formação em contexto de trabalho visa a aplicação dos conhecimentos e saberes adquiridos às atividades práticas do respetivo perfil profissional

A componente de formação em contexto de trabalho (estágio) tem a duração de um semestre e está  assegurada através de protocolos que a ESTGV e a ESTGL estabeleceram com as entidades ou empresas da região de Viseu e Lamego e em casos pontuais das regiões limítrofes.