Enoturismo

CódigoT127
DepartamentoGestão
GrauDiploma de Técnico Superior Profissional
Duração4 Semestres
RegimeDiurno
Diretora de CursoMaria de Lurdes Correia Martins
Secretariado do CursoSala de Docentes 5
Telefone: +351 232 480 597 | Email: dgest@estgv.ipv.pt
Plano CurricularCTeSP Enoturismo | Documento PDF

Apresentação do Curso

Organizar, coordenar e dinamizar visitas guiadas, provas de vinhos, harmonizações comida-vinhos para diferentes mercados, bem como criar novos produtos e serviços, promovendo a sua disseminação, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de um projeto enoturístico sustentável da empresa.

Acesso e ingresso

1. Podem candidatar-se ao acesso de um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) da ESTGV:

a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março.

2. Podem ainda candidatar-se ao acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais os estudantes que, tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, e não tendo concluído o curso de ensino secundário, sejam considerados aptos através de prova de avaliação de capacidade a realizar pela instituição de ensino superior.

3. Podem igualmente candidatar-se ao acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.

Acesso a licenciaturas

Os alunos com aprovação em todas as componentes de formação do CTeSP, passarão a ser titulares de um Diploma de Técnico Superior Profissional de Enoturismo, podendo candidatar‐se diretamente, através de um concurso especial, ao curso de Licenciatura em Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) ou ao curso de Licenciatura em Gestão Turística, Cultural e Patrimonial da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL).
No âmbito do prosseguimento de estudos um conjunto alargado de unidades curriculares realizadas no CTeSP serão creditadas nos cursos de licenciatura referidos anteriormente.

Atividades principais

- Organizar, coordenar e realizar visitas guiadas em língua portuguesa, inglesa e francesa ou espanhola a espaços de Enoturismo e a Rotas de Vinhos.
- Organizar e dirigir provas de vinhos para diferentes mercados.
- Organizar harmonizações comida-vinhos.
- Dinamizar a venda de produtos vitícolas e outros.
- Criar novos produtos/serviços e novos canais de venda.
- Criar e gerir bases de dados de clientes.
- Planear e organizar eventos relacionados com a temática do vinho que possam ser diferenciadores.
- Apoiar todo o projeto enoturístico da empresa.

Formação em Contexto de Trabalho

A componente de formação em contexto de trabalho visa a aplicação dos conhecimentos e saberes adquiridos às atividades práticas do respetivo perfil profissional

A componente de formação em contexto de trabalho (estágio) tem a duração de um semestre e está  assegurada através de protocolos que a ESTGV e a ESTGL estabeleceram com as entidades ou empresas da região de Viseu e Lamego e em casos pontuais das regiões limítrofes.