MEGICAR

MEGICAR 2025 celebrou o património automóvel clássico em Viseu

Viseu acolheu, nos dias 30 e 31 de maio, o MEGICAR 2025, evento que encheu a cidade de nostalgia, paixão e motores, numa homenagem ao património automóvel clássico. Organizado pelo Núcleo de Alunos do Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (DEMGI) da ESTGV, o evento reuniu dezenas de visitantes, entusiastas e colecionadores para dois dias de celebração em torno da história, cultura e legado dos veículos de época.

Abertura com presenças institucionais

A sessão de abertura contou com a presença do Vice-Presidente do Município de ViseuJoão Paulo Gouveia, que destacou a importância deste tipo de evento para a cidade e para a região, do Presidente do Instituto Politécnico de Viseu (IPV)José Costa, que durante sua intervenção congratulou-se com a dinâmica do IPV na organização de inúmeros e variados eventos que decorrem ao longo de todo o ano com a presença e envolvimento dos alunos, como foi o caso do MEGICAR.

Um desfile de história sobre rodas

Entre os veículos participantes estiveram verdadeiras relíquias, incluindo modelos das décadas de 1940 e 1950, como um impressionante Willys do final da Segunda Guerra Mundial, até desportivos lendários como Porsche, Ferrari, Mustang, Corvette, Jaguar ou Lotus, e clássicos intemporais de marcas como Lancia, Opel, Volkswagen, BMW, Citroën, Honda, Renault, Mazda, Fiat, Toyota, Ford, Audi Mercedes. O Passeio de Carros Clássicos, realizado no segundo dia, levou esta frota única pelas ruas do centro histórico de Viseu até ao Caramulo, maravilhando o público ao longo do trajeto. Já no Caramulo, os participantes puderam admirar e ouvir do responsável do Museu algumas das mais famosas histórias dos automóveis e da arte ali expostos.

“Conta-me a tua história”: o momento mais especial

Um dos momentos mais marcantes do evento foi o segmento “Conta-me a tua história”, no qual os proprietários dos veículos partilharam com o público não só a história dos seus automóveis, mas também as suas próprias memórias, vivências e ligações emocionais com cada carro. Esta partilha genuína criou uma ligação especial entre participantes e visitantes, sendo apontada como o ponto alto do MEGICAR 2025.

O evento terminou com um animado convívio ao som de músicas tão clássicas quanto os veículos presentes, encerrando o MEGICAR num ambiente descontraído e de partilha intergeracional, celebrando não só a engenharia, mas também a cultura associada ao automóvel ao longo das décadas.

Visite-nos em https://www.estgv.ipv.pt/megicar/