Engenharia Mecânica e Gestão Industrial

Diretora de curso: Cristina Maria Nogueira Romão

Licenciada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Mestre e Doutorada em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.


Secretariado:

Abel Oliveira | +351 232 480 625 | abeloliveira@estgv.ipv.pt


Apresentação do curso

O curso de Mestrado em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial forma quadros técnicos com elevada qualificação que alia uma formação de base cientifico-tecnológica a uma ajustada capacidade de gestão. A estrutura curricular do Curso abrange um conjunto coerente de unidades curriculares, que se distribuem pelas especialidades da Energia, da Tecnologia e Construções Mecânicas e da Gestão Industrial, para dar aos seus diplomados qualificações indispensáveis à criação de uma capacidade crítica relativa aos aspetos de natureza tecnológica e de gestão industrial.

O plano de estudos do curso de Mestrado em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial está estruturado em catorze unidades curriculares distribuídas por quatro semestres, das quais doze são lecionadas no 1º ano e quatro são disciplinas de opção. O 2.º ano é em grande parte dedicado à elaboração de uma dissertação/projeto/estágio de natureza científica/profissional objeto de relatório final, que começa a ser desenvolvida logo no 1.º semestre, prolongando-se pelo 2.º semestre.

O plano de estudos coloca ainda uma ênfase especial nas atividades de simulação e experimentais que, em consonância com os fundamentos técnicos e científicos, culmina na unidade curricular Dissertação/Projeto/Estágio. Esta tem um peso de 42 ECTS e encontra-se alocada no final do plano de estudos, permitindo a aplicação das competências. A formação ministrada é complementada por uma formação técnico/laboratorial que, para além de qualificar os futuros diplomados na implementação de algumas técnicas laboratoriais, contribui decisivamente para a consolidação de alguns conceitos teóricos mais abstratos.

A aquisição das competências científicas e técnicas é validada ao longo do curso através dos métodos de avaliação utilizados em cada unidade curricular, que resumidamente consistem na realização de provas escritas e de trabalhos práticos e na apresentação da dissertação ou projeto ou relatório de estágio.


Condições de Ingresso

Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, sujeitos às limitações quantitativas indicadas no anexo III do Edital os:

a) Titulares do grau de licenciatura organizada em 180 ECTS ou equivalente legal;

b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizados de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico;

d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico;

e) Titulares de um grau de licenciatura Bietápica ou de Licenciatura organizada em 300 ECTS ou equivalente legal.

O acesso faz-se mediante a apresentação da candidatura nos prazos estipulados em Edital.

A seleção e seriação das candidaturas é efetuada por um júri com base nos documentos entregues pelos candidatos.  De acordo com o Edital, o júri pode considerar necessários outros elementos de avaliação, por exemplo, uma entrevista.


Plano Curricular

1ºAno/1ºSemestreECTS
1ºAno/2ºSemestreECTS
Energia I5,0Energia II5,0
Logística5,0Estratégia e Competitividade Empresarial5,0
Seminário5,0Sistemas de Transmissão Mecânica5,0
Sistemas I5,0
Tecnologia das Ligações5,0
Opção de Energia:
Fenómenos de Transferência I
5,0Opção de Energia:
Energias Alternativas
Fenómenos de Transferência II
Sistemas II

5,0
5,0
5,0
Opção de Tecnologias e Construções Mecânicas:
Dinâmica de Máquinas
5,0Opção de Tecnologias e Construções Mecânicas:
Mecânica Estrutural
Sistemas II
Tecnologia do Fabrico

5,0
5,0
5,0
Opção de Gestão Industrial:
Gestão Industrial
5,0Opção de Gestão Industrial:
Gestão da Produção e Operações
Gestão Industrial II
Inovação e Empreendedorismo

5,0
5,0
5,0
2ºAno/1ºSemestreECTS2ºAno/2ºSemestreECTS
Iniciação à Dissertação Projeto/Estágio18,0Dissertação/Projeto/Estágio42,0