Quem somos, a nossa história e a nossa missão…

Apresentação

O Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (DEMGi) da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) foi criado no ano de 1990.

É constituído por uma equipa, maioritariamente jovem, de vinte e quatro docentes e dois técnicos superiores, que desenvolvem as suas atividades no seio do Departamento, em cujos cursos se podem contabilizar cerca de trezentos alunos.

O Departamento disponibiliza atualmente a seguinte oferta formativa:


Um pouco da nossa história…

Recuando vinte e cinco anos ao encontro dos primórdios do Departamento, recorda-se a criação do curso de Bacharelato em Tecnologia da Produção e Manutenção Industrial, o qual passou posteriormente a designar-se como curso de Engenharia da Produção e Manutenção Industrial, tendo assumido em 1995 a designação de curso de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial, que manteve até à adequação resultante do Processo de Bolonha.

No ano letivo de 1998/1999, entrou em funcionamento o segundo ciclo conducente ao grau de Licenciatura.

Como resultado da implementação do Processo de Bolonha o Departamento passou, a partir de 2006/2007, a disponibilizar dois cursos de Licenciatura: Engenharia Mecânica e Engenharia e Gestão Industrial.

Em 2008/2009 ingressam os primeiros alunos do Curso de Especialização Tecnológica em Energia e Climatização.

Em 2009/2010 teve início a 1ª edição do curso de Mestrado em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial.

Em 2011/2012 entrou em funcionamento o Curso de Especialização Tecnológica em Energias Renováveis.

Em 2014/2015 entrou em funcionamento o curso de licenciatura em Gestão Industrial em substituição da licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial e o curso de Especialização Tecnológica em Manutenção Industrial.

No ano letivo 2015/2016 entraram em funcionamento os Cursos Técnicos Superiores em Climatização e Refrigeração, Manutenção Industrial e Energias Renováveis, em substituição dos Cursos de Especialização Tecnológica.

No ano letivo de 2016/2017 o DEMGI incluirá na sua oferta formativa mais dois cursos: o Curso Técnico Superior em Energia e Climatização, em substituição do Curso Técnico Superior em Climatização e Refrigeração, e o novo Curso Técnico Superior em Tecnologia Automóvel recentemente aprovados pela DGES.

Efetuando um curto balanço antes de olhar o futuro, importa constatar que a missão até aqui desempenhada dependeu do contributo de muitas pessoas. Pessoas que tornaram o Departamento naquilo que é hoje: um espaço de partilha de conhecimento e de experiências, de concretização de ideias, de procurar compreender e aprender a executar, de encontrar soluções. Enfim, uma aprendizagem para a vida, em todos os sentidos. Um pensamento em particular para os ex-alunos que efetuaram a sua formação académica no Departamento e desenvolvem a sua atividade profissional em diferentes áreas. O seu sucesso é o reflexo de um sentimento de concretização de objetivos assumidos.


O futuro…

Num mundo de incertezas é importante que se aposte numa cada vez mais adequada e diversificada formação, capaz de dotar os futuros profissionais com as competências que lhes permitam ombrear com os melhores. É verdade que se exige que se faça mais com menos recursos. Mas o desafio é aliciante. A perspetiva de internacionalização também é determinante.

Num mundo de cada vez de menor dimensão virtual, torna-se vital que as portas se encontrem abertas para um intercâmbio internacional a todos os níveis e em ambos os sentidos.

A ambição é grande, mas não foi sempre esta a postura do DEMGi?



Missão

O Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (DEMGi) tem vindo a obter alguma notoriedade e a criar fortes expetativas junto de instituições e empresas, através do desenvolvimento de atividades profissionais extraescolares e da realização de estágios. A capacidade que vem sendo reconhecida, quer sob o ponto de vista técnico, quer em termos de assunção de responsabilidades na área da gestão industrial, são indicadores que permitem indiciar que os esforços de índole formativa que têm vindo a ser desenvolvidos correspondem integralmente às expetativas e necessidades das empresas da região.

O grande desafio que a indústria nacional hoje enfrenta, está associado a objetivos como o aumento da produtividade, a melhoria da qualidade dos seus produtos, a poupança de energia, a defesa do ambiente, a diversificação de produtos, a criação de novas áreas de competitividade e a maior agressividade nos mercados externos. Para vencer este desafio, a indústria necessita de técnicos qualificados e com formação em duas vertentes: a Engenharia e a Gestão Industrial. Se, relativamente à Engenharia são importantes os conhecimentos integrados de temas como materiais, máquinas, instalações elétricas e eletrónicas e gestão de energia, os mesmos temas deverão ser aglutinados por conhecimentos dirigidos à produtividade e competitividade, surgindo aqui, um espaço para aplicação de conhecimentos dirigidos à Organização e Gestão da Produção, às Instalações e Serviços Industriais, à Automação e Controlo, à Manutenção Industrial, à Investigação Operacional e às Técnicas de Medida de Diagnóstico.

À Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, e em particular ao DEMGi, caberá apostar na inovação, na qualidade e na exigência, tomando como fator determinante as pessoas: estudantes motivados e professores particularmente qualificados e dedicados.

É importante criar um ambiente académico acolhedor e estimulante, permitindo a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades e competências.