Projetos de Alunos

Nesta página poderás encontrar trabalhos desenvolvidos pelos alunos no âmbito das unidades curriculares do curso de Licenciatura em Tecnologia e Design de Mobiliário.
Upcycling, Mobiliário Versátil e Mobiliário Modular são algumas das propostas apresentadas no âmbito das unidades de Projeto de Mobiliário I e Projeto de Mobiliário II.
Na unidade curricular de Projeto Industrial os desafios resultam de uma proposta empresarial, permitindo aos alunos vivenciarem a cultura de empresa e os hábitos de trabalho fundamentais ao seu sucesso profissional bem como a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas diferentes unidades curriculares do curso de acordo com as suas necessidades.

MOBILIÁRIO VERSÁTIL

Na unidade curricular de Projeto de Mobiliário II (16/17), foi proposto aos alunos da Licenciatura em Tecnologia e Design de Mobiliário projetar um móvel versátil com a função principal de banco individual (móvel de madeira, sem encosto, para assento temporário das pessoas) e uma ou mais funções secundárias a definir pelo aluno, de modo a responder à versatilidade pretendida. As dimensões do móvel não devem ultrapassar os limites de um cubo com 45 cm de lado, e a estrutura que serve de suporte ao sentar, deve ser projetada para admitir um peso mínimo de 100 kg. A versatilidade da peça deverá verificar-se no modo como poderá ser usada, podendo estar dependente de adaptações, articulações ou materiais acessórios.

PROJETO UPCYCLING

Com base nas preocupações crescentes pelas questões ambientais e pelo futuro do planeta Terra, considerou-se abordar uma temática de projeto com base no conceito de upcycling, o qual consiste na reutilização de materiais e/ou produtos em fim-de-vida em novos materiais e/ou novos produtos, aproveitando as suas propriedades originais.O presente exercício é caraterizado pelo desenvolvimento individual de soluções de mobiliário que resultem da utilização consciente de componentes de peças de mobiliário em madeira e derivados, os quais, tendo já cumprido as funções para as quais foram projetados, atingiram o seu fim de vida, contribuindo para a sustentabilidade do ambiente. Para este exercício é fornecido o produto de onde extrairão o(s)componente(s).

Nos anos letivos de 2017/2018 e 2018/2019 nas unidades curriculares de Projeto de Mobiliário I e Projeto de Mobiliário II os alunos projetaram novas soluções de mobiliário a partir de um estrado de uma cama individual. Nesta galeria de fotos estão apresentadas algumas das fases do projeto: fase 2, desenvolvimento; fase 3; detalhamento e construção do modelo e fase 4 construção e apresentação do protótipo.

MOBILIÁRIO MODULAR

Um sistema modular de mobiliário para exposições temporárias deve oferecer um grande número de possibilidades construtivas para se adaptar a diferentes tipos de exibições públicas de obras, produtos ou serviços, lugares e públicos. O desafio apresentado em Projeto de Mobiliário II no ano letivo de 2020/2021 incentivava os alunos a projetar mobiliário com sentido prático no que se refere à elevada versatilidade e mobilidade. Os grupos de alunos deviam projetar um sistema constituído por blocos de construção simples (módulos) leves e de fácil manuseamento, de fácil montagem/desmontagem e com solução de transporte.
As fotos apresentadas são respeitantes ás fases de desenvolvimento, detalhamento e execução de protótipo.

PortugueseEnglish