A cidade de Viseu

A Cidade

Viseu é uma das maiores cidades do centro de Portugal, sede de um município com cerca de 510 km2 de área e 100 000 habitantes. Para além de capital de distrito e de concelho, Viseu é igualmente sede de Diocese e de Comarca.
Viseu já foi distinguida duas vezes (2007 e 2012), segundo um estudo da Associação de Defesa do Consumidor (DECO), como a cidade portuguesa com melhor qualidade de vida.

 

viseu melhor cidade para viver

 

Geografia

O Distrito de Viseu situa-se a sul do Rio Douro entre as Serras do Caramulo, Buçaco, Estrela, Leomil e Montemuro.
A cidade de Viseu tem uma posição central em relação ao Distrito e ao Município, localizando-se no designado “Planalto Beirão”. O município caracteriza-se por uma superfície irregular com altitudes compreendidas entre os 400 e os 700m.

DouroSerra da Estrela

 

Clima

Viseu tem um clima mediterrânico com influência continental e marítima. O inverno é húmido e frio, com temperaturas médias mensais perto dos 9°C. O verão é quente e seco, com máximas próximas dos 35°C. A primavera é amena e o outono é fresco.

 

Economia

A cidade, nos seus espaços centrais, caracteriza-se pelas suas atividades político-administrativas, comerciais e de serviços. O setor agrícola ocupa apenas 2% da população ativa, que se dedica maioritariamente à horticultura, fruticultura e vinicultura, destacando-se como principais produtos produzidos os vegetais frescos, a maçã bravo de esmolfe e os vinhos maduros DOC Dão e os verdes de Lafões.
O setor secundário, com uma atividade centrada em empresas de média dimensão, ocupa 16% da população. A indústria viseense produz, essencialmente, têxteis, mobiliário, metalurgia, máquinas e equipamentos industriais, agroquímicos e componentes automóveis. Importante, igualmente, a indústria da construção civil e as áreas da hotelaria e gastronomia. O setor de serviços ocupa 83% da população.

 

Palacio do Gelo

 

Ligações e transportes

Viseu é conhecida como a “Cidade das Rotundas” e é considerada uma referência europeia relativamente ao planeamento urbano e à construção de infraestruturas.
A cidade é servida por uma complexa e moderna rede viária, fazendo a ligação a todos os concelhos do distrito, bem como aos portos mais próximos, às fronteiras espanholas e às principais cidades portuguesas.
Viseu tem 22 linhas de ônibus urbanos e uma linha de van elétricos que não têm paragens predefinidas (linha azul), passando pelo centro da cidade e pelos mais importantes pontos comercias e históricos, incluindo a Central de Camionagem e o Hospital de São Teotónio.
A cidade é também servida por transporte aéreo, disponibilizando um serviço público regular de linha aérea regional com ligação às principais cidades de Portugal.

 

 

Viver Viseu – Cultura, lazer e desporto

Viseu encontra-se inserida numa região de reconhecido valor paisagístico, com um considerável património arqueológico, arquitetónico e monumental, com museus e recintos de espetáculos de referência.
Viseu é uma cidade atrativa para viver, investir, trabalhar, educar, estudar e visitar, com um elevado padrão de qualidade de vida, sustentabilidade, inclusão social e coesão local, e um modelo competitivo e internacionalizado de desenvolvimento económico.

A Cava de Viriato, com cerca de 40 hectares, é o maior monumento da cidade e corresponde, tal como a conhecemos com planta octogonal, a uma obra de engenharia militar de cronologia medieval construída em terra batida, rodeada por um fosso, localizado a Norte da cidade de Viseu. É monumento nacional desde 1910. A Cava de Viriato é também um local escolhido por muitos para fazer caminhadas e desfrutar da calma e da beleza daquele espaço.

A Ecopista é uma das melhores infraestruturas desportivas que a região de Viseu oferece aos seus cidadãos e aos visitantes. A Linha do Dão, antiga linha ferroviária entre Santa Comba Dão e Viseu foi transformada em 2011 na lindíssima Ecopista do Dão. Com 49 km é a Ecopista mais comprida de Portugal e talvez também a mais bonita. É fácil de percorrer de bicicleta ou a pé, pois não tem trânsito motorizado, não tem subidas significativas e tem um pavimento firme, cimentado, liso e confortável.

O Parque do Fontelo é uma antiga mata localizada na cidade de Viseu. O parque ocupa uma área de 10 hectares de exuberante vegetação e alberga várias infraestruturas desportivas.
O Fontelo é o grande centro do futebol jovem em Viseu. Há muitos clubes na cidade e quase tudo se passa no Fontelo.

O Parque Urbano da Radial de Santiago é também um espaço muito procurado pelos viseenses, especialmente ao final do dia para fazerem caminhadas, correr, passear ou efetuar algum exercício físico.

 

 

 

EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish