Perguntas Frequentes

1. O IPV é público e gratuito?

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) é uma instituição pública, mas os alunos pagam uma mensalidade/anuidade para frequentar os cursos, tal como é praticado em muitos outros países.

 

2. Existem formas de recorrer a bolsas ou outros tipos de financiamento para frequentar o curso de Licenciatura em Engenharia Civil?

No ano de 2015 foi criado o PROIFEC – Programa de Incentivos à formação em Engenharia Civil, que anualmente atribui um número de Bolsas de Estudo aos melhores candidatos.

 

3. O IPV aceita o ENEM?

O IPV aceita os resultados do ENEM no seu processo seletivo de graduação, facilitando a candidatura de estudantes brasileiros, uma vez que não necessitam de realizar novos exames para ingressar nos cursos do IPV.

 

4. Quem se pode candidatar usando o ENEM?

Brasileiros que tenham concluído o Ensino Médio e não tenham nacionalidade portuguesa ou de algum estado membro da União Europeia.

Mais informações podem ser consultadas AQUI.

 

5. O que é a plataforma online?

A plataforma online é onde são inseridos todos os dados e documentos necessários à candidatura.

 

6. Quais os documentos que devo inserir na candidatura?

Documento de identificação civil válido (Passaporte ou Carteira de Identidade), documento comprovativo da conclusão do Ensino Médio e documento com o resultado do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

 

7. O que é o “Código Postal”?

É o CEP da residência composto por 8 dígitos.

 

8. Vou concluir o ensino médio, posso-me candidatar a uma vaga no curso de Licenciatura em Engenharia Civil do IPV?

O ensino médio deve estar concluído antes da submissão da candidatura bem como o ENEM. Para candidaturas ao próximo ano letivo, é necessário ter a sua classificação no ENEM.

 

9. O que significa “classificação”?

São as notas do ENEM. Em cada área deve colocar a nota emitida pelo MEC.

 

10. Que classificações podem ser utilizadas na candidatura?

As classificações usadas para a candidatura são as obtidas no ano civil ou nos três anos civis anteriores ao da candidatura.

 

11. O que são a 1ª, 2ª e 3ª fases de candidatura?

No IPV existem três períodos de candidatura: o primeiro período é designado de 1ª fase e as vagas não preenchidas nesta 1ª fase são disponibilizadas no segundo período, que é chamado de 2ª fase. O terceiro período de candidaturas é chamado de 3ª fase e nesta fase são disponibilizadas as vagas que não foram preenchidas na 2ª fase.

Cada candidatura é um processo independente e o candidato pode candidatar-se a qualquer uma delas ou a ambas. Se se candidatou na 1ª fase e teve sucesso, não necessita de candidatar-se novamente. A candidatura tem um custo de 70€.

 

12. Tenho que ir a Viseu para concretizar minha inscrição se for selecionado no processo seletivo?

Todo o processo de candidatura é efetuado na plataforma online.

Os candidatos selecionados só precisarão estar em Viseu no início do ano letivo quando iniciam as aulas, sendo necessário a apresentação dos documentos no ato de inscrição e matrícula.

 

13. Quando começa o ano letivo no IPV?

O ano letivo no Instituto Politécnico de Viseu, compreende 2 semestres. O primeiro semestre inicia em setembro e prolonga-se até fevereiro, mês em que inicia o segundo semestre e que se estende até julho.

Durante o ano letivo existem três (3) períodos de férias: Natal, Páscoa e Verão (mês de agosto completo).

O calendário acadêmico pode ser consultado AQUI.

 

14. Posso parcelar a anuidade?

Sim. A anuidade pode ser paga em 10 parcelas.

EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish