Mestrado – Engenharia de Construção e Reabilitação

Email: dcivil@estgv.ipv.pt

Edital de Candidatura – 10ª Edição – 2018-2020

Apresentação do Curso

O Curso de Mestrado em Engenharia de Construção e Reabilitação tem por objetivo fornecer uma formação científica na área da Engenharia Civil direcionada para a Construção e a Reabilitação. A estrutura curricular do Curso de Mestrado permite aos detentores de uma formação superior em Engenharia Civil obter novas competências e conhecimentos de grande relevância para o desempenho e prática profissional. O Mestrado em Engenharia de Construção e Reabilitação da ESTGV está acreditado pela A3ES, encontra-se incluído no FEANI/INDEX e está organizado de modo a dar resposta à evolução que o setor conheceu nos últimos anos, especialmente, no que concerne à reabilitação.

Saídas Profissionais

O Mestre em Engenharia de Construção e Reabilitação atua profissionalmente em vários domínios: direção, fiscalização e coordenação de obras de conservação e restauro, diagnósticos e projetos de obras de reabilitação e consultoria técnica a empresas do setor da conservação e restauro, a empresas de gestão do património, a direções regionais de cultura, a empresas municipais, a empresas de construção civil ligadas a obras de intervenção no património e a outros organismos públicos.

Plano curricular

1º ANO
1º Semestre
Durabilidade e Reabilitação de Estruturas de Betão Armado
Edificações
Melhoramento e Reforço de Solos e Fundações
Construção e Reabilitação de Pavimentos Rodoviários
2.0
1.0
Matemática Aplicada à Engenharia
Plano Urbano
5.0
T: aulas teóricas; TP: aulas teórico-práticas; PL: aulas práticas e laboratoriais; ECTS: créditos ECTS
1º ANO
Dissertação / Projeto / Estágio
30

Condições de Admissão

Podem candidatar-se ao acesso ao Curso de Mestrado em Engenharia de Construção e Reabilitação da ESTGV:

1. Titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal, em Engenharia Civil;
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos em Engenharia Civil, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro em Engenharia Civil que seja reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico da ESTGV como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;
  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico da ESTGV como atestando capacidade para realização deste Curso de Mestrado;
  5. Ex-alunos que frequentaram edições anteriores do mesmo Curso de Mestrado da ESTGV em que houve interrupção / caducidade da matrícula;
  6. Alunos que concluírem o primeiro ciclo de estudos do Curso de Licenciatura em Engenharia Civil da ESTGV, no ano letivo 2017/2018.

Candidatura

A candidatura é feita pelos interessados, através de um dos seguintes meios:

• Online: http://www.estgv.ipv.pt/candidaturas
  • Presencialmente nos Serviços Académicos, mediante preenchimento de impresso próprio, nos prazos definidos no edital específico de cada curso.
    No edital constam, entre outros elementos, os requisitos a que devem obedecer os candidatos para o curso em causa.

Documentação geral

Regulamentos dos Mestrados e Pós-Graduações – consultar a secção dos Regulamentos dos Serviços Académicos.

Impresso de candidatura ao curso de mestrado
EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish