Estudar em Viseu

O ensino superior em Portugal

O ensino superior português encontra-se organizado de acordo com os princípios instituidores do Processo de Bolonha e, como tal, as suas ofertas formativas encontram-se harmonizadas com as ofertas de todos os países pertencentes à Área Europeia de Ensino Superior.
Os Institutos Politécnicos, juntamente com as Universidades portuguesas, estão integrados na rede nacional de ensino superior, oferecendo formações com maior pendor técnico e vocacional. Nestas instituições o sistema de ensino superior permite a organização de 2 ciclos de estudos com durações harmonizadas: as licenciaturas, em regra com um ciclo de 3 anos de duração; os mestrados, em regra com um ciclo de 2 anos de duração.
Em Portugal, a cada unidade curricular (disciplina) corresponde um determinado número de créditos (ECTS – European Credit Transfer System), que quantifica o volume de trabalho que cada estudante deve dedicar à mesma.
O ano letivo inicia-se em setembro e termina em julho, com pequenas variações entre as diversas instituições.

 

Ao chegar a Portugal

No momento de entrada em Portugal, é importante que o estudante se faça acompanhar de passaporte com visto válido, da passagem aérea e, se for o caso, da carta de concessão de bolsa pelo órgão de fomento (CNPq/CAPES).
Se não entrar em Portugal por via aérea e o fizer por uma fronteira não controlada deve, no prazo de 3 dias, dirigir-se ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) da área onde vai residir para declarar a sua entrada no país.
Após entrada regular em território português, o estudante deve tomar as seguintes providências:

  • Dirigir-se ao Serviço de Relações Internacionais do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) para comunicar a sua chegada, completar a matricula e esclarecer dúvidas que possam existir;
  • No prazo de 90 dias, apresentar o pedido para Autorização de Residência Temporária junto do SEF da área onde vai residir;
  • Depois de registada a sua residência no SEF, o estudante deve dirigir-se ao Centro de Saúde da área de residência para se registar e passar a ter acesso aos serviços públicos de saúde.

 

Campus Politécnico de Repeses

O IPV é composto por cinco escolas superiores – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV), Escola Superior de Educação de Viseu, Escola Superior Agrária de Viseu, Escola Superior de Saúde de Viseu e Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego.
A ESTGV encontra-se inserida no Campus Politécnico de Repeses, espaço vasto e acolhedor. Nele funcionam o edifício pedagógico e administrativo, dois pavilhões oficinais, o edifício multiusos e diversos campos desportivos.
O edifício pedagógico da ESTGV dispõe de salas de aula, anfiteatros, laboratórios, salas de reunião, salas de secretariado, gabinetes de docentes e gabinetes técnicos. Os anfiteatros e as salas de aula estão equipados com projetores multimédia. Os laboratórios disponibilizam uma vasta gama de equipamentos utilizados em investigação e também com fins didáticos.
O Campus encontra-se ainda servido por diversas infraestruturas desportivas, tais como: o campo de futebol relvado, o campo polidesportivo e três campos de ténis.
O recente edifício multiusos acolhe no piso inferior o polidesportivo, balneários, gabinetes e salas de aula. O piso superior é ocupado pelo Centro de Investigação e pela Unidade Incubadora de Empresas.
A ESTGV dispõe também de amplos espaços de estacionamento, sendo o seu acesso livre para docentes, funcionários e estudantes.

 

Campus Aeria

 

Alojamento e alimentação

O Campus Politécnico dispõe de 3 residências de estudantes. Todos os quartos têm telefone e têm a possibilidade de instalar computador e televisão. Existem também salas de convívio, salas de estudo informatizadas, cozinhas equipadas com micro-ondas e lavandaria. O recurso a este alojamento carece de um pedido específico à administração dos Serviços de Ação Social do IPV e está condicionado à disponibilidade existente.
O Serviço de Relações Internacionais do IPV pode também ajudar na procura de alojamento particular em Viseu.
A Associação de Estudantes da ESTGV, normalmente, tem também muitas informações úteis para os novos estudantes, especialmente relacionadas com as ofertas de alojamento e com vantagens especiais para os associados.
Relativamente à alimentação, a ESTGV dispõe de um refeitório que funciona todos os dias da semana, fornecendo almoço e jantar. A ementa prevê a escolha entre prato de peixe, prato de carne, prato de dieta ou alimentação vegetariana. A ESTGV possui também dois bares que se encontram à disposição de toda a comunidade académica.

 

 

 

 

EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish