CTeSP – Eficiência Energética nos Edifícios

CódigoT287
DepartamentoEngenharia Civil
DiplomaDiploma de Técnico Superior Profissional
Duração2 Anos
RegimeDiurno
Coordenador de CursoRicardo Manuel dos Santos Ferreira de Almeida
Secretariado do CursoSala de Docentes 3
Telefone: +351 232 480 586
Email: dcivil@estgv.ipv.pt

 

CTeSP

Edital de Candidatura – Ano letivo 2018/2019

 

Apresentação do Curso

O desenvolvimento sustentável implica o equilíbrio entre a exploração dos recursos naturais, de maneira a satisfazer as atuais necessidades do ser humano e a garantia de renovação destes recursos, preservando a capacidade de suprimento às gerações futuras. Por outro lado, a taxa de urbanização tem vindo a crescer em todo o mundo, sendo que a opção de viver em centros urbanos já atingiu mais de 50% da população mundial. O metabolismo das cidades e a forma como evoluem são, assim, fatores determinantes a serem considerados nos objetivos de um desenvolvimento sustentável. A estrutura curricular deste curso contribui para a qualificação de profissionais envolvidos na construção e na determinação do desempenho energético dos edifícios. Estes profissionais deverão ser capazes de identificar e compreender, de forma autónoma ou sob orientação, as variáveis de que depende o desempenho energético dos edifícios novos ou existentes, tanto na sua vertente ativa como passiva; e que nelas saibam intervir de forma a racionalizar os consumos e a incrementar a eficiência; analisar e interpretar projetos, colaborar na determinação do desempenho energético dos edifícios e na análise de medidas de melhoria.

 

Este curso inclui estágio de 6 meses em contexto de trabalho.

 

Saídas Profissionais

O Técnico Superior Profissional em Eficiência Energética nos Edifícios está habilitado a atuar profissionalmente em vários domínios relacionados com o desempenho energético dos edifícios novos ou existentes, tanto na sua vertente ativa como passiva. Estes profissionais estão habilitados a desempenhar funções em empresas do setor da construção de edifícios e gabinetes de arquitetura, em empresas de gestão do património, em direções regionais de cultura, em empresas municipais e noutros organismos públicos.

 

Plano curricular

1º ANO  
1º Semestre
Unidades CurricularesHoras de contactoECTS
Cálculo525
Tecnologias de Informação e Programação45.54.5
Edificações58.55
Fundamentos de Térmica de Edifícios525
Fundamentos de Arquitetura45.54.5
Desenho Técnico71.56
1º ANO  
2º Semestre
Unidades CurricularesHoras de contactoECTS
Desenho Assistido po Computador45.55
Materiais de Construção58.55.5
Arquitetura Bioclimática45.54.5
Tecnologia das Construções58.55
Conforto Térmico58.55
Qualidade e Sustentabilidade45.55
2º ANO  
1º Semestre
Unidades CurricularesHoras de contactoECTS
Reabilitação Energética525
Sistemas Solares Térmicos e Fotovoltaicos525
Equipamentos Térmicos em Edifícios525
Iluminação e Ventilação Natural dos Edifícios525
Certificação Energética e Reabilitação de Edifícios525
Equipamentos de AVAC e Sistemas de Domótica525
2º ANO  
2º Semestre
Unidades CurricularesHoras de contactoECTS
Estágio60030

 

 

Condições de Admissão

  1. Podem candidatar-se ao acesso de um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) da ESTGV:
    a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
    b) Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas, destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho, e pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro.
  2. Podem igualmente candidatar-se ao acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior.

 

Candidatura

A candidatura é feita pelos interessados, através de um dos seguintes meios:

  • Online: http://www.estgv.ipv.pt/candidaturas
  • Presencialmente nos Serviços Académicos da ESTGV, mediante preenchimento de impresso próprio (imq*05.02.36 candidatura a curso(s) de técnico superior profissional), que se encontra disponível da Secretaria Virtual do IPV – http://www.ipv.pt/sv.htm.

 

Documentação Geral

Regulamento das Condições de Ingresso e das Provas de Avaliação de Capacidade – consultar a secção dos Regulamentos dos Serviços Académicos.
Anexo I – Estrutura e referencias da prova (para candidatos que não reúnam as Condições de Ingresso)
Impresso de Candidatura

Documentos necessário para instrução do processo:

  • Fotocópia do documento de identificação civil
  • Fotocópia do documento de identificação fiscal
  • Procuração, quando representado por procurador

Conforme a situação do candidato:

  • Certidão de aprovação num curso do ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente, com a respetiva classificação final e classificação de cada uma das disciplinas aprovadas;
  • Diploma de Especialização Tecnológica, com a respetiva classificação final e classificação de cada uma das disciplinas aprovadas;
  • Diploma de Técnico Superior Profissional, com a respetiva classificação final e classificação de cada uma das disciplinas aprovadas;
  • Diploma/certificado de habilitações que comprove a titularidade de um curso de ensino superior, com a respetiva classificação final e classificação de cada uma das disciplinas aprovadas.
  • Documentação relativa à realização das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, nomeadamente, que as discrimine e esclareça o seu conteúdo, bem como a respetiva classificação.
EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish