Apresentação

Criado em 1996, o Departamento de Engenharia Civil (DEC) é uma unidade da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) com competências de ensino, de investigação, de prestação de serviços à comunidade, de difusão e transmissão de cultura e de divulgação do saber nos domínios da Engenharia Civil. Contudo, o curso de Bacharelato em Engenharia Civil da ESTGV entrou em funcionamento no ano letivo de 1993/94, tendo colocado no mercado de trabalho os seus primeiros diplomados no início do ano de 1997.
O DEC é atualmente constituído por 15 docentes, dos quais 8 são doutorados, 7 são mestres e encontram-se a frequentar programas de doutoramento. O DEC conta ainda com 1 técnico superior e 1 assistente técnico.
O Departamento é responsável pela lecionação da Licenciatura em Engenharia Civil, com a duração de três anos e do Mestrado em Engenharia de Construção e Reabilitação, com duração de dois anos, ambos acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). O DEC é, também, responsável pela lecionação dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais em Modelação e Gestão do Espaço Urbano e em Reabilitação e Conservação de Edifícios, ambos com dois anos de duração, e de cursos de curta duração.
O DEC colabora, ainda, na lecionação da Licenciatura em Engenharia do Ambiente, da Licenciatura em Turismo e do Mestrado em Gestão Turística.
Para apoiar a componente prática dos cursos ministrados, o DEC dispõe de 8 laboratórios, nos quais se desenvolvem também atividades de investigação e desenvolvimento, no âmbito da atividade científica dos docentes, e de prestação de serviços à comunidade local e regional, nas diversas áreas da Engenharia Civil. A interface com o exterior é efetuada através da Associação para o Desenvolvimento e Investigação de Viseu (ADIV), instituição autónoma com forte ligação ao DEC.
Os quase 1000 diplomados do DEC possuem as competências e os conhecimentos necessários ao exercício da atividade de Engenheiro Civil, como se tem verificado através da sua aceitação pelo mercado de trabalho, onde se afirmam em quadros técnicos de empresas do setor da construção civil e obras públicas e de instituições da Administração Central e Local.

 

Organização interna do DEC

O Departamento de Engenharia Civil dispõe, nomeadamente, dos seguintes órgãos:

  • Direção de Departamento;
  • Conselho de Departamento;
  • Plenário de Docentes.

 

DIREÇÃO DE DEPARTAMENTO

Diretor do DepartamentoFrancisco José Paulos Martins
Subdiretor do DepartamentoLuís António Pereira Duarte
Diretor do Curso de Licenciatura em Engenharia CivilAntónio Luís Pimentel Vasconcelos
Diretor do Curso de Mestrado em Engenharia de Construção e ReabilitaçãoManuel António Pinto da Silva Amaral
Coordenador do Curso de Técnico Superior Profissional em Desenho e Modelação DigitalNuno Pereira Raposo
Coordenador do Curso de Técnico Superior Profissional em Eficiência Energética nos EdifíciosRicardo Manuel dos Santos Ferreira de Almeida
Coordenador do Curso de Técnico Superior Profissional em Reabilitação e Conservação de EdifíciosJosé Avelino Loureiro Moreira Padrão

 

CONSELHO DE DEPARTAMENTO

Presidente do Conselho de DepartamentoGilberto Antunes Ferreira Rouxinol
VogaisAntónio Luís Pimentel Vasconcelos
Francisco José Paulos Martins
João Manuel Pinto Marado
Manuel António Pinto da Silva Amaral
Paulo Alexandre da Silveira Costeira Marques da Silva
Ricardo Manuel dos Santos Ferreira de Almeida

 

PLENÁRIO DE DOCENTES

Todos os Docentes de carreira em tempo integral afectos ao Departamento.

 

Secções do DEC

  • Mecânica Estrutural;
  • Construções Civis;
  • Geotecnia;
  • Planeamento e Urbanismo;
  • Transportes e Vias de Comunicação;
  • Hidráulica e Recursos Hídricos.

 

EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish