Acesso Maiores de 23 Anos

Enquadramento

O Concurso Especial para Maiores de 23 anos destina-se a candidatos que tenham mais de 23 anos e enquadra-se na aposta do Instituto Politécnico de Viseu, e especificamente do Departamento de Ambiente, tendo em vista a promoção da Aprendizagem ao Longo da Vida. A leccionação do curso de Licenciatura em Engenharia do Ambiente e os conhecimentos e competência profissionais que este visa conferir aos seus diplomados, enquadram-se particularmente nos objetivos deste concurso especial de acesso.

Os alunos que assim pretendam podem candidatar-se à frequência dos cursos em regime de Tempo Parcial, usufruindo de uma propina reduzida e período alargado para a conclusão do curso.

Candidaturas

Podem inscrever-se para a realização da provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos Maiores de 23 anos, os candidatos que reúnam, cumulativamente, as seguintes condições:
a) completem 23 anos até ao final do ano civil anterior ao da realização das provas;
b) não serem titulares da habilitação de acesso ao ensino superior.
A candidatura à realização das provas para o curso de Licenciatura em Engenharia do Ambiente é feita pelos interessados, nos prazos definidos no edital, através de um dos seguintes meios:

A candidatura à realização das provas para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais é feita pelos interessados, nos prazos definidos no edital, através de preenchimento de impresso próprio e entregue presencialmente nos Serviços Académicos.

Documentação geral

Edital - Ano Letivo 2018/2019
Impresso de Candidatura
Modelo de declaração de honra para maiores de 23 anos

Para consultar o Regulamento de provas de admissão para Maiores de 23 anos - aceder à secção dos Regulamentos dos Serviços Académicos da ESTGV.

Nota: Este procedimento destina-se à realização das provas de admissão para Maiores de 23 anos. Para as licenciaturas, as candidaturas ao concurso especial de acesso ao ensino superior, para os candidatos aprovados nestas provas, realizar-se-ão em data a fixar e será publicitada em Concursos Especiais.

Documentos necessários para a instrução do processo

  • Fotocópia do Cartão do cidadão ou Bilhete de identidade e cartão de contribuinte;
  • Procuração, quando representado por procurador;
  • Curriculum vitae onde indicará as motivações de candidatura ao curso em causa;
  • Declaração sob compromisso de honra, de que não é titular de habilitações de acesso ao Ensino Superior;
  • Documentos (diplomas,   certificados   de   habilitação,   relatórios   e outros)  que permitam demonstrar as habilitações e currículo.

Estrutura das Provas

PROVA DE CULTURA GERAL

A Prova de Cultura Geral, destinada a avaliar as capacidades de interpretação, exposição e expressão de ideias, incidirá sobre temas atuais e de interesse geral. Para esclarecimento adicional, é disponibilizada uma Prova Modelo.

Prova Modelo 2018

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

A prova de Conhecimentos Específicos será constituída por dois módulos. Um módulo será dirigido à avaliação de conhecimentos básicos, indispensáveis ao ingresso e progressão no curso objeto da candidatura. O outro módulo, incidirá sobre uma das áreas de conhecimento das provas de ingresso exigidas para o referido curso e, conforme os casos, poderá ter uma ou mais opções.

Conhecimentos Específicos - Conhecimentos básicos da área do curso

Conteúdos Programáticos

Bibliografia

Prova Modelo

Conhecimentos Específicos – opcional (escolher apenas um conteúdo especifico) 

Biologia Geologia

Conteúdos Programáticos e Bibliografia

Prova Modelo

Físico-química

Conteúdos Programáticos e Bibliografia

Prova Modelo

Matemática

Conteúdos Programáticos e Bibliografia

Prova Modelo

Curso de Preparação - Estrutura do Curso

Planificação do Curso de Preparação

Responsável no Departamento de Ambiente

Luísa Paula Gonçalves Oliveira Valente da Cruz Lopes

G.54 Ι 232 480 636 Ι lvalente@estgv.ipv.pt

English EN Portuguese PT Spanish ES