Exercício Profissional, Hoje e Amanhã

Apresentação

Com o advento da IV Revolução Industrial verifica-se a exponenciação da automação e da robótica e o despontar da aplicação da inteligência artificial em atividades de trabalho intelectual.

As consequências no mercado de trabalho tenderão ser muito significativas e abruptas, não só nas profissões de mão-obra intensiva, mas igualmente nas profissões baseadas em formação académica superior.

Para além das competências técnicas, o exercício profissional demanda cada vez mais competências básicas, de cariz social e comportamental (soft skills), muito vinculadas à inteligência emocional. Neste mundo laboral em mudança exponencial exige-se ainda uma adaptação rápida a novos contextos e funções profissionais, no que a engenharia do ambiente é paradigmática. 

A atitude positiva, a resiliência, a gestão do tempo, a comunicabilidade, o relacionamento interpessoal, a mobilidade, a flexibilidade, o pensamento crítico, a criatividade, a inovação e o potencial de aprendizagem serão crescentemente vetores chave para uma carreira profissional de sucesso.

Refletindo sobre esta realidade, no próximo dia 22 de março, no Museu Nacional Grão Vasco em Viseu, realiza-se a conferência “Exercício Profissional – Hoje, Amanhã”. O evento é organizada pelo Departamento de Ambiente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) em parceria com o Museu Nacional Grão Vasco e a Ordem dos Engenheiros.

Cinco jovens engenheiros do ambiente, mas com carreiras já consolidadas em áreas muito distintas, apresentam, de um modo informal, a sua visão de como as suas competências técnicas ou específicas e, sobretudo, as suas competências básicas têm sido e serão matriciais para o seu exercício e percurso profissional.

No evento será apresentada brevemente a restruturação do curso de licenciatura em Engenharia do Ambiente ESTGV-IPV submetida à Direção Geral de Ensino Superior. Esta contará precisamente com um reforço das competências básicas e possibilitará a realização de um estágio curricular final de curso numa empresa ou instituição pública, mais valia que tem sido fundamental na empregabilidade do curso mestrado em Tecnologias Ambientais.

Será ainda realizada uma visita guiada ao Museu Nacional Grão Vasco.

 

Cartaz de divulgação

PDF

 

Local de realização

Museu Nacional Grão Vasco

Adro da Sé, Viseu

3500-195 Viseu

 

Inscrição

Formulário de inscrição

(até ao máximo de 80 participantes)

Entrada livre

Certificado de presença

 

Contactos

Telefone, ESTGV: 232 480 500

Telefone, secretariado DAmb: 232 480 506

E-mail DAmb: amb@estgv.ipv.pt

English EN Portuguese PT Spanish ES