Bioquímica Ambiental

Nas tecnologias ambientais de tratamento e valorização de resíduos e águas residuais a relevância dos reatores biológicos e de processos associados ao tratamento em geral é fundamental;  

A estes processos biológicos estão associados metabolismos bioquímicos complexos de interação-dependência de múltiplos tipos de microrganismos em consórcio. Para além destas interações bióticas, a variabilidade quantitativa e qualitativa dos resíduos e águas residuais é muito expressiva, o que amplifica os potenciais problemas de operação dos reatores biológicos, com reflexos no seu desempenho, p.e. ao nível da eficiência do tratamento de águas residuais nos reatores de lamas ativadas, qualidade e quantidade do biogás produzido nos digestores anaeróbios e valor agronómico dos produtos finais da compostagem.

O DAmb possui os equipamentos necessários que permitem a aplicação de técnicas no âmbito da biologia molecular, tais como equipamento para PCR (Polymerase Chain Reaction), eletroforese em gel, equipamento para identificação de proteínas específicas - Western Blot.

Áreas de investigação

  • Análise da estrutura e da atividade da comunidade microbiana envolvida em processos de tratamento biológico
  • Avaliação de risco ambiental
  • Implementação e avaliação de biomarcadores moleculares para avaliação ecotoxicológica de poluentes ambientais;
  • Valorização de resíduos por obtenção de produtos de valor acrescentado (ácidos húmicos de lixiviados).
English EN Portuguese PT Spanish ES