
27 NOVEMBRO I 15 HORAS I Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu
IMPORTANTE! NOVO LOCAL – Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu
Objetivos
Compreender os processos que estiveram na origem das principais mudanças climáticas ocorridas ao longo do Fanerozoico até ao fim da última Era Glaciar e os impactes que estas tiveram na variabilidade ambiental e na evolução das espécies.
Enquadramento
A história da Terra e da Vida e o modo e a forma como as dinâmicas naturais presidiram à evolução das espécies, é, ao mesmo tempo, de uma vastidão tal que escapa ao entendimento e, em alguns momentos superlativamente raros, de tal tragicidade que fica para além do que as palavras conseguem descrever.
Na Terra, milhões de anos passam a correr: continentes fraturam-se e separam-se; oceanos alargam-se e fecham-se de seguida; cordilheiras montanhosas são construídas e transformadas em areia, em instantes. Esta é uma perspetiva que é necessário desenvolver quando o objetivo é detetar e entender os processos e as dinâmicas que guiaram a história da Terra e a evolução da Vida na Terra.
Só mergulhando nas profundezas do tempo geológico que se estendem atrás de nós, centenas de milhões de anos, e se espraiam, diante de nós, até ao infinito, podemos perspetivar, hoje e sem receios, a nossa presença no futuro do Planeta; sendo já tarde para hesitações, se formos determinados e andarmos depressa, ainda a garantimos.
Destinatários
A conferência destina-se a professores, estudantes e ao público em geral.
Para os Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Professores do Ensinos Básico e Secundário de Português, Estudos Sociais/ História, Inglês, Matemática, Ciências da Natureza, Filosofia, Geografia, Economia e Contabilidade, Físico e Química e Biologia e Geologia , a conferência está certificada como ação de formação de curta duração.
Duração
3 horas e 30 minutos (das 15h00 às 18h30)
[n.º 2 do Artigo 5.º do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio].
Local
Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu
Conteúdos da ação de formação
Analisar e refletir sobre:
- A história da Terra e da Vida e o modo e a forma como as dinâmicas naturais presidiram à evolução das espécies;
- As variabilidades climáticas e respetivos impactes nos vetores ambientais e na evolução da Vida, ocorridas entre o Câmbrico e o Cretácico final e ainda durante o Cenozoico até ao final do Pistocénico final na Península Ibérica;
- Compreensão do tempo geológico e da forma como pode ser perspectivado a presença do Homem no futuro do Planeta.
Formadores
Doutor Luís Vítor da Fonseca Pinto Duarte
Geólogo e Doutor especializado em Estratigrafia e Paleontologia pela Universidade de Coimbra. Professor Associado e investigador do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Doutor Pedro Miguel Callapez Tonicher
Paleontólogo e estratigráfico no Departamento de Ciências da Terra (Universidade de Coimbra) desde novembro de 1988. Professor Auxiliar desde julho de 1998, doutorado especializado em estratigrafia e paleobiologia do cretáceo da Bacia Lusitana, Portugal.
Inscrições
ENTRADA LIVRE – Inscrição Obrigatória
Inscrições até dia 20 de novembro de 2019
Programa
15h00 – Sessão de Abertura
15h15 – Sessão Temática – Paleoambientes, Extinções e Biodiversidade
- Luís Vitor Duarte (Universidade de Coimbra) – As variabilidades climáticas e respetivos impactes nos vetores ambientais e na evolução da Vida, ocorridas entre o Câmbrico e o Cretácico final.
- Pedro Callapez Tonicher (Universidade de Coimbra) – As variabilidades climáticas e respetivos impactos nos vetores ambientais e na evolução da Vida, ocorridas durante o Cenozoico até ao final do Pistocénico final na Península Ibérica.
Moderação: Luís Simões (Departamento de Ambiente, ESTGV-IPV)
18h00 – Debate
Contactos
Departamento de Ambiente – Escola Superior de Tecnologia de Viseu
Campus Politécnico de Repeses 3504-510 Viseu
Telefone: 232 480 500 E-mail: amb@amb.estv.ipv.pt