Comunicado à Imprensa – Dia Mundial do Ambiente 2016

Conferência evocativa do DIA MUNDIAL DO AMBIENTE, Departamento de Ambiente da ESTGV/IPV

No passado dia 6 de junho, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu (ESTGV/IPV), realizou-se uma conferência evocativa do Dia Mundial do Ambiente organizada pelo respetivo Departamento de Ambiente.

A conferência contou com uma adesão significativa de escolas profissionais, estudantes de engenharia do ambiente, membros de associações de defesa do ambiente, técnicos na área do ambiente e público em geral.

O primeiro painel teve como tema central a Conservação da Natureza e a sua valorização, com particular incidência no território local e regional.

Entre outras comunicações, pela Câmara Municipal de Vouzela, Carlos Oliveira apresentou o Parque Natural Local Vouga – Caramulo (Vouzela). Este enquadra o território natural único do concelho, sobretudo ao nível florestal e de recursos hídricos, tendo a Reserva Botânica de Cambarinho como um dos seus ex-libris. Para além dos valores da conservação da natureza e da floresta, pretende-se que o Parque, o primeiro parque natural local em Portugal, seja um promotor essencial do desenvolvimento socioeconómico do concelho de Vouzela.

No segundo painel, debruçado sobre a Educação Ambiental, assinale-se a comunicação sobre a Pegada Ecológica, proferida pelo Presidente da Quercus, João Branco. Foram referidos os impactes ambientais negativos que pode ter a Agroindústria e a Silvicultura intensiva, inclusive culturas a priori associadas ao “ambientalmente correto”. Deu como exemplos os impactes expressivos decorrentes da cultura do milho para a produção de biodiesel e a produção de pellets como combustível alternativo ao carvão.

No intervalo da conferência foi plantado um carvalho roble (Quercus robur), a primeira de 20 árvores a plantar até ao final de 2016, criando uma nova área verde arborizada interpretativa no Campus Politécnico de Viseu, e marcando indelevelmente os 20 anos de ensino de engenharia do ambiente em Viseu.

Viseu, 7 de junho de 2016

English EN Portuguese PT Spanish ES