Comunicado à Imprensa – apresentação dos novos recursos laboratoriais

Sessão de apresentação dos novos recursos laboratoriais avançados do Departamento de Ambiente da ESTGV/IPV

No dia 2 de dezembro, pelas 14h e 30 min, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu (ESTGV/IPV), o Instituto Politécnico de Viseu, através do Departamento de Ambiente da ESTGV/IPV, realizou uma sessão de apresentação dos novos equipamentos analíticos avançados, recentemente instalados nos seus laboratórios, e de uma unidade móvel de monitorização da qualidade do ar.

Estes novos equipamentos resultam de um investimento do IPV superior a 400 mil euros, comparticipado a 85% pelo Programa Operacional Regional do Centro (Mais Centro), no âmbito do QREN - Quadro de Referência Estratégica Nacional.

Na sessão de abertura do evento, o Diretor do Departamento de Ambiente da ESTGV/IPV, Professor Doutor Teixeira de Lemos, apresentou a oferta formativa alargada que na área do Ambiente o Departamento tem promovido nos últimos 20 anos, com grande reconhecimento por parte das entidades empregadoras. Destacou ainda as inúmeras interações de investigação científica aplicada e prestação de serviços realizadas com as empresas, as autarquias e outras instituições regionais.

Na sua intervenção o Presidente do Politécnico de Viseu, Engenheiro Fernando Sebastião, referiu os mais de 1000 protocolos de colaboração ativos com entidades externas regionais e nacionais, promovendo a realização de estágios, investigação aplicada ou prestação de serviços. Salientou ainda que, num contexto de significativa contenção financeira que vivemos, novas fontes de financiamento como esta são vitais para reforçar as competências técnico-científicas do IPV, atualizando e elevando a sua proximidade com os agentes de desenvolvimento económico local e regional.

A Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C)​,​ Professora Doutora Ana Abrunhosa, depois de deixar aos estudantes presentes uma mensagem de incentivo para o conhecimento, a ciência e o empreendedorismo, saudou o IPV, na pessoa do seu Presidente, evidenciando a grande relevância da Instituição para o desenvolvimento socioeconómico regional. Incitou ainda o IPV a aproveitar “ao máximo” a comparticipação financeira do atual quadro comunitário de apoio, nas áreas da formação, investigação aplicada e transferência de conhecimento para o meio envolvente.

No evento foram assinados dois protocolos de colaboração entre o IPV e duas entidades regionais; com a Ecobeirão - Sociedade Tratamento Resíduos Do Planalto Beirão, S.A - representada pelo Presidente da Câmara de Santa Comba Dão, Dr. Leonel Gouveia - tendo em vista um projeto de investigação e desenvolvimento tecnológico na área da valorização energética da fração orgânica de resíduos sólidos urbanos e com a ADIV - Associação para o Desenvolvimento e Investigação de Viseu – representada pelo seu Presidente, Professor Carlos Rua - a fim de agilizar a prestação de serviços (laboratoriais e de monitorização) à comunidade na área do ambiente, ao nível da água, ar, solos, resíduos e ruído.

Após ter sido descerrada uma placa alusiva à comparticipação do QREN neste reforço da capacitação laboratorial do IPV, foi realizada uma visita guiada aos laboratórios do Departamento de Ambiente da ETGV e à sua unidade móvel de monitorização da qualidade do ar, contando com uma apresentação sucinta das capacidades analíticas de alguns dos equipamentos de vanguarda agora instalados.

Viseu, 2 de dezembro de 2015

English EN Portuguese PT Spanish ES